Gerenciamento Ambiental

O grupo Gonzalez adota uma política de gerenciamento ambiental procurando reduzir a geração de resíduos e estabelecer formas de acondicionamento, coleta, transporte, processamento, recuperação e disposição final destes.
Essa política de gerenciamento busca minimizar o impacto ambiental, atendendo às normas ambientais vigentes, pois como parte responsável e integrante da sociedade preocupa-se com o meio ambiente, sua preservação e recuperação, visando uma melhor qualidade de vida para toda a comunidade




Tratamento de Efluentes

Os efluentes gerados nas diversas unidades produtivas, são coletados por redes independentes, segregados dos demais, e lançados no sistema de tratamento, com o objetivo de minimizar os impactos ambientais e atender às legislações ambientais vigentes. Os efluentes são tratados pela Estação de Tratamento de Efluentes (ETE), por um processo aeróbio através de lodos ativados com operação intermitente (Reator Sequencial por Batelada (RSB).
Nas lagoas de tratamento, tanto na unidade da Fábrica de Farinhas e Óleo, quanto na unidade do Abatedouro as águas são tratadas,e então direcionadas ao rio, reduzindo drasticamente os impactos ambientais. No caso da Fábrica de Farinhas e Óleo, as águas são previamente tratadas e então transportadas até a ETE do Abatedouro para finalização do processo, para posteriormente ser direcionada ao rio.




Política de Energia

Desde março de 2010, o Grupo Gonzalez passou a negociar a compra de energia no mercado livre, o que resultou em benefício econômico do insumo de energia elétrica, em comparação às tarifas praticadas no ambiente cativo, e a certeza de utilizar fontes limpas e renováveis de geração de energia, o que é certificado pela Comerc Energia em parceria com a Sinerconsult.
Conforme quadro abaixo, o certificado aponta a quantidade de emissões de gases de efeito estufa evitadas, e o equivalente à quantidade de árvores, que deveriam ser plantadas para essa redução, em um projeto de reflorestamento.




Áreas de Preservação

Para cumprimento da lei de diretrizes ambientais, há uma reserva legal constituída devidamente registrada nos órgãos ambientais, em processo compensatório, constituída em uma única propriedade, com uma área total 42.969 m2 e uma área de preservação permanente de 36.665 m2, procurando regenerar, preservar e proteger o meio ambiente.






Gerenciamento de Resíduos Sólidos

O Grupo Gonzalez promove a separação, coleta e destinação correta dos resíduos de materiais gerados no processo produtivo, enquanto outros resíduos são direcionados a reciclagem ou aterros sanitários.