preloader

Soja impulsiona o crescimento de Sinop, no Mato Grosso

imagem

O Censo 2022, cujos resultados acabaram de ser divulgados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), mostrou que Sinop – a chamada “Capital do Nortão Mato-Grossense”, está entre as concentrações urbanas com uma das mais altas taxas médias de aumento populacional do País entre 2010 e 2022. Nesse intervalo, o crescimento do município em números absolutos foi de 73,4%, para 196 mil habitantes.
Em Sinop, como em outras 86 cidades em que a população aumentou, o cultivo de grãos é, de longe, a atividade predominante. Sinop, por exemplo, é um dos municípios que lideram o ranking de exportações de Mato Grosso – e a soja responde por 85% do total de embarques.
Só para se ter uma ideia desse crescimento populacional basta lembrar que em 1980 o município tinha apenas 19 mil habitantes. Nessa época, a economia de Sinop estava baseada na exploração de madeira. Com o aumento da fiscalização ambiental, a partir dos anos 2000, Sinop mudou a rota do seu destino. Com o declínio da indústria madeireira, o município fez uma transição para a agricultura mecanizada e hoje é destaque nacional na cultura de grãos, tendo a soja como carro-chefe, além do milho e algodão. O processo industrial naquela localidade foi também paralelamente intensificado e Sinop também ganhou uma usina etanol de milho, que aproveita a capacidade produtiva regional.
Lucas do Rio Verde, Sorriso e Nova Mutum, outros fortes municípios brasileiros produtores de grãos, também tiveram na última década um crescimento populacional acima dos 60%.



VOLTAR